
Vamos,agora,tratar de Eucaristia,o último dos sacramentos da iniciação cristã,o último dos sacramentos que nos inserem na vida do Cristo morto e ressuscitado,fazendo-nos plenamente cristão.Trata-se do maior e mais sublime de todos os sacramentos,o Sacramento por excelência-o Santíssimo Sacramento!
Como falar desse sacramento é muito complexo,dada a riqueza e a pluralidade de facetas da Eucaristia,vamos seguir o esquema do Catecismo da Igreja Católica,comentando-o e aprofundando-o. E vamos iniciar precisamente citando o catecismo:O nosso salvado instituiu na Última Ceia,na noite em que foi entregue, sacrifício da cruz,e para confiar,assim,á Igreja,sua amada esposa,o memorial da sua morte e ressurreição:sacramento de piedade,sinal de unidade,vinculo de caridade,banquete pascal em que se recebe Cristo,a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da gloria futura"(n.1323).Estas palavras resumem de modo admirável o sentido e a riqueza da Eucaristia.Já aqui é interessante observar algo muito importante:quando falamos em Eucaristia,isto é,na Missa,sacrifício eucarístico do Corpo e do Sangue do Senhor,para perpetuar no decorrer dos século,até que lê venha,o sacrifício da cruz!Então,a Eucaristia é a Missa!Mas que significa "missa"?Onde,nas Escrituras Sagradas,se fala nela?
No decorrer da historia este sacramento teve vários nomes,cada deles sublinhando um aspecto deste mistério tão rico.Primeiramente chamou-se "EUCARISTIA",palavra grega que significa,"AÇÃO DE GRAÇA". O termo aparece muitas vezes o Novo Testamento e refere-se à bênção de ação de graça que tantas vezes o próprio Jesus Cristo pronunciou nas suas refeições com os discípulos." E tomou o pão, deu graça(=eucaristizou),partiu e distribuiu-o entre eles,dizendo:'Isto é meu corpo que é entregue por vós...'(Lc 22,19);"O Senhor Jesus tomou o pão e,depois de dar graça(=eucaristizar),partiu-o.."(1 Cor 11,23s). Na religião dos judeus,a bênção de ação de graças era proclamada das obras de Deus:a criação,a redenção e a santificação.Israel dava graças pelas grandes obras do senhor em seu favor.Por isso,os cristão,cumprindo a ordem do Senhor Jesus,celebram na cruz,tê-lo ressuscitado dos mortos e o feito assentar-se à sua direita na gloria.Assim,celebrar a Santa Eucaristia é bendizer e agradecer a Deus por tudo que nos fez pelo seu santo filho Jesus.

Mais um nome para este sacramento santíssimo: "FRAÇÃO DO PÃO". É um nome antigo,presente também já no novo Testamento,sobretudo nos Atos dos Apóstolo.Este rito de partir o pão,típico da ceia judaica,foi muitas vezes repetido por Jesus quando abençoava e distribuía o pão(cf Mt 14,19;15,36; Mc 8,6.19) e, sobretudo na Última Ceia,quando ele partiu o pão através desse mesmo gesto,os discípulos reconheceram o Senhor ressuscitado:eles o reconheceram ao partir o pão (cf.Lc 24,13-35). Por tudo isso,os primeiros cristão usavam a expressão "Fração do Pão" para designar suas reuniões nas quais,na ceia,partiam o pão como Jesus e em memória de Jesus.Deste modo,Pão da Eucaristia,que é o próprio Senhor ressuscitado,entre em comunhão com ele e forma com ele um ´só corpo,que é a Igreja: "O cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo?Já que há um único pão,nós,sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Já que há um único pão,nós,embora muitos,somos um só corpo,visto que todos participamos desse único corpo"(1Cor 10,16s).

Isto é um pequeno resumo de como surgiu a Eucaristia e como era chamada e nos próximo artigos ainda temos muito para ver.
Que a graça de nosso senhor Jesus Cristo esteja com todos você.Amem
Nenhum comentário:
Postar um comentário