sábado, 6 de abril de 2013

Procuradoria pede à PF abertura de inquérito para investigar Lula

INVESTIGAÇÃO.

Procuradoria pede à PF abertura de inquérito para investigar Lula

É a primeira vez que a Polícia Federal vai apurar denúncias contra o ex-presidente petista no caso mensalão

A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu ontem à Policia Federal a abertura de inquérito para investigar acusações feitas pelo operador do mensalão, Marcos Valério de Souza, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Antonio Palocci.
É primeira vez que será aberto inquérito criminal para investigar se Lula atuou no mensalão.
A medida tem como base depoimento de Valério à Procuradoria-Geral da República em setembro, no meio do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre outras acusações, Valério afirmou que Lula, Palocci e Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, negociaram repasse de US$ 7 milhões para o PT.
Segundo pessoas com acesso ao depoimento, sob sigilo, Valério afirmou que o ex-presidente e Palocci reuniram-se com Horta no Palácio do Planalto e combinaram que uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, transferiria o valor combinado para o PT.
O dinheiro seria usado em campanhas petistas, segundo Valério. Horta também deverá ser investigado.
O depoimento foi enviado para a primeira instância, já que nenhum dos citados têm foro privilegiado.
No pedido enviado ontem à PF, que é obrigada a abrir o inquérito, a Procuradoria solicitou “diligências” para averiguar até a exata data do encontro citado por Valério.
No mês passado, a Procuradoria da República no Distrito Federal analisou o depoimento de Valério e, a partir daí, abriu seis procedimentos criminais, além de anexar algumas das acusações a dois inquéritos já abertos.
Os seis procedimentos são preliminares e podem ou não virar inquéritos. O primeiro pedido de abertura de investigação foi feito ontem.
Outro lado
O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, afirmou em nota que “não há nova informação em relação às que foram publicadas há cinco meses”, quando o depoimento de Valério foi remetido à primeira instância.
O advogado de Palocci, José Roberto Batochio, chamou o depoimento de Valério de “invencionice”.
Segundo ele, o próprio Horta já negou publicamente qualquer pedido de ajuda financeira ao PT. “Se houver uma investigação, será sobre algo que não ocorreu.”
A reportagem não conseguiu contato ontem com a Portugal Telecom.
Veja mais no link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário